sábado, 26 de setembro de 2009

Jornalistas são arrogantes e não querem ser melhorados

Ombudsman da folha, atribui erros do jornal a pressa, preguiça e ignorância

" O que mais fere s credibilidade do jornal não é o tipo de crítica que ele recebe, mas o tipo de erro que ele comete.


A folha precisa hoje de um novo projeto para o século 21, que priorize a profundidade, a complexidade do tema, que concorra com a mídia eletrônica, com análise e autonomia na investigação.


Ser representante do leitor não significa que eu tenha de ser adversário do jornal, como muitos me cobram, porque o leitor, para mim, não é inimigo do jornal".


Carlos Eduardo Lins da Silva




quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Gripe suína afeta mais de 290 mil pessoas no mundo

Mais de 290 mil pessoas já foram contaminadas pela gripe suína mais conhecida como gripe A - H1N1 desde abril desse ano. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde o avanço da gripe suína continua forte, porém não há um padrão consistente de doenças respiratórias. Diagnósticos atuais em Minas Gerais revelam que ainda não se pode respirar aliviado no estado.
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, além de irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença quando uma pessoa infectada tem mais chance de espalhar o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita através de teste em laboratório.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O papel da rede pública de comunicação e suas descobertas através da monografia

A estudante de jornalismo Bernadete Amado, de 43 anos, quer dedicar seus últimos meses na faculdade a pesquisar a Comunicação e a Política, tendo como foco principal o papel da rede pública de comunicação. Bernadete, que no segundo semestre de 2009 fará o Projeto de Conclusão de Curso na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, acredita que hoje, em especial as TVS públicas, são cada vez mais numerosas e consomem parte considerável dos orçamentos. Sua idéia é descobrir através da pesquisa, de que forma a rede pública de comunicação atua, pelo aspecto jornalístico, sua utilização, se eles se prestam a divulgação de notícias ou são instrumentos de promoção de grupos eventualmente no comando, justificativa de funcionamento, enfim, se podem ser considerados instrumentos válidos numa sociedade democrática. Ela afirma que escolheu o curso de jornalismo pela fidelidade que existe ao público. Seu objetivo como jornalista é seguir essa tendência. Ao final do curso Bernadete pretende seguir o ramo e seu desejo é alcançar uma carreira exemplar.
Leia mais: