terça-feira, 18 de maio de 2010

Doação de sangue cai pela metade em Belo Horizonte

Nas últimas duas semanas, o número de doadores de sangue, na capital, caiu pela metade. Situação que preocupa. A queda no estoque já compromete as cirurgias que não são urgentes.
A Fundação Hemominas convoca doadores de sangue para comparecer em suas unidades. Segundo a instituição, houve queda no número de voluntários toda a rede. A Fundação Hemominas possui 19 unidades, em diversas regiões, que fazem coleta de sangue.
Em Belo Horizonte, maior unidade da Hemominas no Estado, foi registrado nos últimos dias queda de 50% no comparecimento de doadores. Para que não haja comprometimento na oferta de estoques de hemocomponentes, várias ações estão sendo realizadas, como a busca ativa de doadores cadastrados por telefone em todas as unidades e o envio de mensagens por celular em Belo Horizonte.
O sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade. Em condições adequadas de armazenagem, a parte vermelha – as hemácias – dura até 35 dias; e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, duram até cinco dias. Por isso, há necessidade de doações diárias, para que não haja falta na oferta de hemocomponentes.
Para ser doador, é preciso ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenha doença de chagas. Quem ainda não se vacinou contra o vírus H1N1, deve fazer a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou, deve aguardar quatro semanas para a doação.
Outros critérios relativos à doação de sangue serão avaliados durante a triagem clínica. O candidato também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
Também pode ser agendado o horário da doação de sangue, no Hemocentro de Belo Horizonte, pelo telefone 08000-310101. O endereço, horário de atendimento e telefone das demais unidades estão no site da Hemominas. O Hemocentro de Belo Horizonte fica na alameda Ezequiel Dias, 321, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 18h, para doação de sangue.
Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 e 3280-7455.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.